segunda-feira, 20 de junho de 2016

O Trauma de Dóris Piedade











O Trauma de Dóris Piedade


                Terça-Feira
               
O doutor pediu-me que escrevesse um diário, pelo menos durante um mês. O doutor compreende o meu problema, mas quer que eu analise o problema dentro de mim e eu não estava a conseguir e então ele disse-me “escreve um diário” e eu achei bem, portanto estou a escrever. Perguntei-lhe “quantas vezes por semana devo escrever no meu diário?” e ele respondeu “tantas vezes quanto quiseres, Dóris”, mas eu perguntei “mas quantas exactamente é que tenho de escrever para perceber o problema dentro de mim” e ele pensou um pouco e disse pelo menos duas vezes por semana. Decidi escrever às terças e às quintas porque é quando tenho a tarde livre na faculdade e os meus amigos não vão sair, então estou completamente disponível para ligar o computador e escrever um bocado. Claro que aí não posso jogar tanto, mas eu quero perceber o problema dentro de mim e curar-me.

                Para o caso de alguém ler este diário (não é secreto, mas também não o vou por na internet) se calhar convém dizer quem é que eu sou, para se perceber quem é que eu sou: o meu nome é Dóris Piedade, tenho vinte e tantos anos, estudo programação e tenho um problema. Comecei a ir ao doutor quando a mamã foi internada, mas depois percebeu-se que o meu problema não estava relacionado com a mamã e por isso continuei lá. A questão aqui é que eu não posso ser olhada pelas pessoas. Eu não posso dar nas vistas, mas isso parece-me até uma coisa normal, porque eu sou normal, eu sou igual aos outros, portanto não faz sentido que olhem para mim, mas as pessoas olham e eu tenho medo e eu entro em pânico, mas graças ao doutor e aos comprimidos já consigo lidar com isso melhor e posso ir sair com os meus amigos.

                A mamã foi internada há muitos anos quando teve uma crise de qualquer coisa e ameaçou o papá e mais outras tantas pessoas com uma faca de trinchar. Eu ia visitá-la, mas depois de algum tempo percebeu-se que ela nunca mais me ia reconhecer, então deixei de ir visitá-la e depois vim para a faculdade e vivo sozinha e nunca mais a vi. Quase nunca vejo o papá, mas não faz mal porque ele está sempre a criticar a cor do meu cabelo e sempre com medo que eu fique igual a mamã e o tente matar com uma faca ou com outro objecto que esteja por aí à mão de semear. Não, eu nunca vou ficar igual à mamã e tentar matar alguém porque isso ia significar que tinha de ir à polícia e depois ao tribunal e depois à televisão e toda a gente ia olhar para mim e eu provavelmente ia morrer antes de se chegar a alguma conclusão, ia morrer de vergonha e de pânico e se calhar era o ideal (morrer), mas eu ainda acho que o doutor me vai conseguir ajudar e que vai correr tudo bem.

                Não há nada que me obrigue a ir jogar PS, até porque eu não jogo online para não ter de falar com as pessoas, mas a única coisa que eu gosto (acho eu) é terminar os jogos e o que estou a jogar agora é muito difícil, então vou parar de escrever para ir jogar e tentar chegar a mais um save. Até porque eu não sei escrever e sai tudo errado, mas espero que escrevendo consiga perceber o problema, o problema que eu tenho, o problema dentro de mim. O doutor e eu até brincamos com ele às vezes e dizemos que é “O Trauma da Dóris”.

                Quinta-Feira

                Hoje os meus colegas quiseram ir almoçar todos juntos e disseram-me para ir, não sei porquê, porque eles nem sequer são os meus amigos, e eu disse que ia porque se dissesse que não ia eles iam falar de mim e dizer “a Dóris nem sequer vem almoçar connosco, a Dóris é mesmo parva” e eu não consigo suportar a ideia de que falam de mim e de que eu eventualmente poderia ser uma pessoa sobre a qual todos falam. Não perguntei nada a ninguém, nem disse nada para ver se eles não davam por mim, por isso só depois descobri que a ideia que eles tinham de ir almoçar fora era ir comprar tortas Dancake no supermercado e um pack de garrafas de Mini.

                Ainda bem, acho eu, porque eu vivo longe do meu papá e ele manda dinheiro todos os meses e eu tenho de o poupar bem para pagar a renda e a comida, a renda também não é assim tanta porque é só um T0, mas posso sempre poupar na comida, então achei bem que fôssemos comprar tortas Dancake. Eu não queria torta, porque eu não gosto muito de doces, preferia antes uma salada ou uma sandes de salmão, mas tive medo que eles olhassem para mim e achassem estranho, tive medo que os meus colegas depois dissessem “a Dóris é tão estranha, prefere comer peixe”, então fui com eles para o corredor dos doces e depois disseram-me “Dóris, podes ir buscar a cerveja?” e eu fui.

                Os meus colegas são simpáticos para mim quase sempre e com eles posso falar dos jogos que jogo, que não posso falar com os meus amigos porque eles não percebem isso e só querem saber de ir sair. Mas, mesmo assim, eu acho que eles me acham diferente das outras pessoas e olham para mim com um ar estranho, mas graças aos comprimidos consigo deixar que eles olhem para mim e, mais ou menos, ignorar. Por isso, achei que não ia fazer mal separar-me um bocadinho deles para ir buscar as cervejas, eles não iam fazer como as miúdas da escola que me deixavam sozinha na casa de banho e depois desapareciam, eles não iam fazer como as miúdas da escola que não esperavam por mim nos intervalos e acho que eles até são boas pessoas, embora nunca possam saber do meu trauma. Por isso quase nunca digo nada, para ter a certeza de que passo desapercebida e que me misturo com eles. Também é estranho uma rapariga estar sozinha entre as aulas, por isso tenho de me juntar a um grupo. Ainda bem que é um grupo que tem uma rapariga, porque assim não sou a única rapariga no grupo. E ainda bem que o grupo não é muito grande, porque assim ninguém olha para nós quando passamos na rua.

                Fui buscar as cervejas como me pediram, mas não correu como eu estava à espera, porque deu um anúncio nos altifalantes do supermercado, na verdade era só para chamar uma patinadora à caixa central, mas eu pensei que era para me chamarem a mim, então comecei a entrar em pânico e as lágrimas escorriam-me pelos olhos e eu tentava pará-las porque se a maquilhagem borrasse e se borrasse eu ia ficar horrível e toda a gente ia olhar para mim. Então encostei-me aos congelados e estive ali a apanhar com um bocadinho de fresco e a tentar acalmar-me e fazer como o doutor me disse, “grounding” é como se chama, então procurei ouvir três coisas diferentes, cheirar três coisas diferentes, tocar três coisas diferentes e quando os meus colegas vieram ter comigo eu estava com um pacote de filetes de pescada congelados na mão e eles acharam estranho e riram-se e eu quis morrer outra vez.

                Mas não morri e depois comprámos as tortas que eles queriam e as cervejas e fomos para o jardim e estivemos lá a conversar, bem, eles a falar e eu a ouvir e foi divertido e agora estou em casa a escrever e daqui a bocado vou jogar, porque ainda não consegui passar o nível.

                Terça-Feira

                No Sábado fui sair com os meus amigos, como saio todos os Sábados. Costuma correr sempre muito bem, porque por alguma razão as bebidas não me fazem bezana e todos os meus amigos ficam bezanos e não se lembram de nada do que eu fiz ou disse ou se sequer estive lá. Acho que só apanhei uma, só uma vez, que foi quando bebi duas garrafas de vinho e depois vomitei tudo apesar de me lembrar do que se passou sei que foi uma grande vergonha. Felizmente, fiz tudo sem que ninguém desse por nada e fui vomitar e voltei e já estavam todos a ir embora. Eles iam deixar-me sozinha, porque os meus amigos são assim, portanto tenho sempre muito cuidado para não me afastar muito.

Os meus amigos são todos muito parecidos uns com os outros e, felizmente, eu também sou parecida com eles. Todos têm os cabelos coloridos como eu e discutem maneiras de pintar e cortar os cabelos. Todos vestem de preto como eu e as raparigas usam todas saias como eu. Se calhar eu não devia dizer “como eu”, porque na verdade eu é que sou como eles, que é o que devia ser, porque eu devia ser igual a toda a gente, é o meu sonho: ser igual a toda a gente, diluir-me no meio de toda a gente e ninguém dar por mim.

Apesar de tudo, as pessoas reparam em mim a toda a hora. No Sábado também estava lá o Pedro e eu cada vez gosto menos do Pedro, embora ele diga que gosta de mim. O Pedro é muito alto, então se eu andar só com ele toda a gente ai dizer “olhem aquele casal tão diferente, olhem aquele par de jarras”. O Pedro não se importa com essas coisas, mas ele também não sabe do meu trauma porque eu nunca lhe contei, como aliás nunca contei a ninguém porque se contar vão todos ter pena de mim e vão dar-me atenção. Só pensar nisso me deixa um pouco nervosa.

                Tudo teria corrido bem no Sábado, quando fomos sair, porque estava toda a gente muito bêbada e ninguém reparou que eu só bebi uma imperial, portanto ninguém me ia perguntar “Dóris, não queres beber mais nada?” nem ninguém ia dizer “és mesmo fraca Dóris, não bebes nada!” Mas não correu tudo bem, porque quando saímos do bar para ir apanhar o barco para casa reparei que estava um velho a atravessar a rua e a olhar para mim. O grande problema é que quando entrámos no bar, umas horas antes, eu tinha visto o mesmo velho a atravessar a rua e ele olhou para mim da mesma maneira. Agora que penso nisso, talvez isto não faça sentido, mas o que eu pensei na altura é que ele tinha estado à minha espera para que, quando eu saísse do bar, voltasse a atravessar a rua para olhar melhor para mim. Comecei a tremer e o Pedro agarrou-me e eu tremi mais porque não quero que ninguém pense que sou especial por o Pedro gostar de mim, mas depois reparei que os meus amigos não estavam a dizer coisa com coisa e foi um alívio, porque soube que eles não estavam a pensar em mim.

                Tudo o que eu quero é que ninguém pense em mim. Porque eu sou igual às outras pessoas, eu sou exactamente igual, só me visto de preto e tenho os cabelos às cores para ser igual aos meus amigos e porque queria ser igual à Cláudia, a Cláudia era minha amiga e era uma pessoa normal. Eu como também sou uma pessoa normal, igualzinha às outras, fiquei igual à Cláudia. Normal. Normalóide. Perfeitamente normal.

Quinta-Feira

Hoje saiu uma expansão nova de um jogo que gosto, então fui ao centro comercial pedir para reservarem, porque não tenho cartão de crédito e não posso comprar na net. Gosto de ir ao centro comercial. Há lá tantas pessoas e todas são diferentes umas das outras mas, no meio da confusão, parecem-me todas iguais.

É um dos poucos lugares onde me posso diluir, desfazer no meio da multidão e deixar de ser eu mesma, para passar a fazer parte de todos. Sei que no meio da confusão ninguém vai reparar em ninguém e posso andar relaxada, ninguém me vai olhar, ninguém vai olhar para mim, ninguém vai reparar se o meu passo vai certo com o dos outros como faziam as miúdas da escola. Foi por isso que fiquei amiga da Cláudia, porque conseguia acertar o passo com ela e brincávamos as duas ao mesmo tempo e ela percebia-me e era tudo exactamente como devia ser. Ao lado da Cláudia ninguém dava por mim e quando alguém reparava que eu estava lá ela punha-se à minha frente e não deixava que me vissem. Mas depois de a mamã ser internada ela foi para o Canadá, felizmente deixou-me com outros amigos dela que também eram coloridos e vestidos de preto e tinham penteados como eu e disse “com eles, ninguém vai olhar para ti” e sorriu e deu-me a mão uma última vez e depois foi-se embora e eu nunca me despedi dela porque o aeroporto é em Lisboa e o papá não me levou.

Às vezes penso como seria bom andar com o passo acertado pelo da Cláudia no meio deste caos, rodeadas de pessoas cheias de compras e sem nenhum objectivo sem ser o de andar com o passo certo.

Esperei na fila como toda a gente e senti-me igual a toda a gente. Reservei o jogo e fiquei contente. Depois o Pedro ligou-me a saber onde é que eu estava e eu pensei “devia deitar fora este telefone mas preciso dele para falar ao papá e ao doutor”, mas não lhe disse isto, disse-lhe que ia para casa e ele perguntou se podia ir lá ter mas eu disse que estava muito cansada, por isso ele não vem e posso passar a tarde a jogar, porque entretanto cheguei a um nível novo que é muito mais difícil do que o anterior e que tem um boss complicado no fim, segundo o que tenho lido na net.

Terça-Feira

Fomos sair no Sábado e correu tudo bem, desta vez não fomos a Lisboa, portanto cheguei mais cedo a casa e consegui dormir bem. Acho que o doutor vai ficar contente por saber que o meu pesadelo não tem aparecido e que os comprimidos novos têm funcionado. Para que fique registado, o meu pesadelo é sempre o mesmo e apareceu a primeira vez quando aconteceu aquilo com a mamã e é assim:

Estou com a Cláudia e o papá eles começam a arrancar-me os cabelos todos. Não dói nada e os cabelos saem às mãos cheias. Depois, eu como os cabelos todos, e sabem-me bem, mas quando dou por mim estou na escola e todas as miúdas estão a rir-se a sussurrar umas para as outras e eu oiço elas a dizerem “fodeu o papá, fodeu o papá” e começo a gritar que é mentira mas os cabelos não me deixam falar e sufocam-me e a única maneira de acordar é lançar um grito.

É bom viver sozinha, porque assim ninguém ouve o grito.

No entanto, na Segunda-Feira (portanto, ontem) aconteceu algo muito estranho que me perturbou, apesar de não ter perturbado o suficiente para eu ter o sonho. Tinha ido à casa de banho entre duas aulas da tarde e estava tudo bem porque os meus colegas estavam a conversar do outro lado do corredor e não se iam embora. Mas quando pus o sabonete nas mãos para as lavar, carreguei no botão da torneira e não saiu água. Então comecei a pensar que ficaria ali para sempre com sabonete nas mãos sem as poder lavar e sem poder tirar aquilo e ia ficar toda pegajosa e não ia poder ir às aulas e senti que ia entrar em pânico, mas consegui pensar melhor e fui experimentar outra torneira e essa já funcionou.

Foi um grande alívio e os meus colegas olharam para mim de maneira estranha quando saí, porque se calhar vinha a sorrir e eu tento nunca sorrir para não ficar nem demasiado bonita nem demasiado feia, tal como uso maquilhagem por essa razão, tal como tento não chorar, ou dar gargalhadas. Porque se a minha expressão mudar podem dizer “afinal a Dóris é gira!” ou pensar “afinal a Dóris é mesmo uma aventesma!” e eu não ia suportar que pensassem qualquer uma dessas coisas, porque o que eu quero é ser exactamente igual a todos os outros.

Mas ficou tudo bem, porque a aula seguinte era Álgebra e ninguém gosta de Álgebra, então esqueceram-se de mim por causa da aula. Por isso é que gosto deste tipo de aulas difíceis. Não sou muito esperta (e ainda bem), também não sou muito burra, estas aulas para mim não são um desafio. São apenas uma forma de fazer com que os outros se esqueçam de mim.

Quinta-Feira

Os meus amigos quiseram ir sair ontem, apesar de eu sair tarde das aulas e de estar cansada e querer jogar, mas eu não podia dizer que não, não fossem eles dizer “a Dóris é mesmo croma, nem sequer vem sair aos dias de semana”. Então eu fui e eles ficaram bêbados e eu fiquei a vê-los a cantar e a dançar de braço dado. Os meus amigos se calhar não são mesmo meus amigos, não como a Cláudia ou o papá ou o doutor. Bem, o doutor é um tipo diferente de amigo, porque é uma pessoa a quem pagamos para ser nossa amiga, mas não interessa porque posso falar com ele das coisas.

Os meus amigos estão sempre aos gritos e eu grito também para que ninguém pense que não estou no grupo, mas na verdade são muito mais tímidos do que se possa imaginar. Não conhecem mais ninguém e estão sempre uns com os outros, apesar de dançarem na rua e escreverem frases anarcas nas paredes. Tímidos e rebeldes, é o que eu acho. Eu também sou tímida, na medida em que gostaria de viver dentro de uma bolha. Uma bolha de titânio, opaca, para que me tornasse invisível perto deles, em que ninguém me tocasse, ninguém falasse comigo, ninguém desse por mim, ninguém nem nada. Nada.

Só vou sair com eles para não dizerem nada sobre mim. Não sei se dizem alguma coisa do género “a Dóris é mesmo esquisita” quando não estou com eles, mas se estiver a maior parte do tempo com eles isso significa que não podem dizer nada, pelo menos à minha frente.

Também estava lá o Pedro e ele deu-me a mão. Acho que os meus amigos pensam que somos namorados, mas não somos porque eu não gosto dele, apesar de ele dizer que gosta de mim e aparecer na minha casa.

Terça-Feira

No Domingo o Pedro apareceu na minha casa. Disse que me queria ver, mas eu sei o que ele quer quando vem a minha casa. Quer foder, mas ele diz que é “fazer amor”, mas não pode ser porque eu não o amo, eu não gosto dele. Depois, quando ele está em cima de mim eu não digo nada nem faço nada, só estou com os olhos abertos a ver o seu corpo quase sem pêlos e depois lembro-me daquela vez em que estive com o outro e não disse nada também.

Parece que já foi há mil anos, numa época em que eu era um neanderthal, mas acho que foi há menos tempo do que me parece. Já não me lembro bem como ele se chamava, Gonçalo, Bruno?, porque o doutor me deu comprimidos para esquecer. Mas ainda me lembro do meu pavor, que não podia dizer que não porque ele podia dizer às outras pessoas “a Dóris é mesmo parva”, mas porque não disse que não ele disse aos outros “a Dóris é mesmo puta” e lembro-me que ele dizia “tás a gostar? Tás a curtir?” e eu não dizia nada porque não sabia se tinha de dizer alguma coisa ou ficar calada, era a primeira vez que fazia aquilo e se não fizesse os meus amigos gozavam comigo e eu não ia suportar isso.

Mas não suportei também o facto de aquela pessoa me ter agarrado e penetrado e feito mal à minha cabeça, não aguentei isso e depois tentei morrer, que era o melhor que eu podia fazer, porque me sentia partida, sentia que toda a gente olhava para mim na rua e comecei a ouvir vozes que diziam puta, puta, puta.

Com o Pedro é quase a mesma coisa, mas ele diz que gosta de mim e toda a gente pensa que somos namorados, então eu deixo que ele venha e não digo que não para que ninguém diga nada sobre mim ou sobre ele. Só sei que enquanto ele está aqui não posso jogar o meu jogo, nem estuda aquilo que preciso de estudar e tenho de ficar ao pé dele e ver um filme enquanto ele fuma cigarros de enrolar e ganzas e eu também não digo que não quando me oferece, apesar de não gostar.

Depois de ele se ir embora pensei em morrer outra vez.

Quinta-Feira

Eu nunca digo nada a ninguém, mas às vezes gostava mesmo de discutir assuntos com as pessoas, com os meus amigos ou com os meus colegas, ou até mesmo com o Pedro, mas tenho medo que me achem estúpida e digam “a Dóris tem ideias mesmo idiotas”. Por exemplo, porque é que no jogo das sete diferenças, a imagem diferente é sempre a que está por baixo, ou à direita, e nunca a que está por cima ou à esquerda. Como eu: porque é que eu é que sou diferente e não são os outros diferentes de mim, porque é que são os outros que olham para mim e não eu que olho para os outros. Se calhar é esse o meu problema, mas o meu trauma não me deixa olhar para os outros, porque tenho medo que os nossos olhares se cruzem e eles me façam mal e depois eu comece a chorar.

Outra pergunta que tenho, é porque é que o espaço se chama espaço. Será porque o espaço, o espaço sideral onde estão as estrelas e os planetas, é espaçoso? Porque há muito espaço entre cada objecto que orbita em volta de outro objecto? Tal como há um espaço infinito, um espaço demasiado espaçoso, entre mim e os outros, entre mim e uma vida em que ninguém olhe para mim.

Tenho de perguntar estas coisas ao doutor. Não sei se é suposto mostrar-lhe este diário ou não.

Sábado

Tenho sempre comigo, dentro da mala, um número de comprimidos suficientes para que possa morrer. Morrer em qualquer ocasião. Mas depois penso… Se eu morrer na estação do metro, vou causar problemas a toda a gente. Se eu morrer na ponte, vou causar problemas a toda a gente. Se eu morrer em casa e ninguém me encontrar, vou começar a cheirar mal e têm de desinfectar o prédio.

Nem na morte deixo de causar problemas.

Mas, se morrer, se calhar já nada disso vai importar.  

Sem comentários:

Enviar um comentário